Avançar para o conteúdo principal

Tomada de decisão

 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tomada de decisões é o processo pelo qual são escolhidas algumas ou apenas uma entre muitas alternativas para as acções a serem realizadas.

O conceito do vocábulo decisão é constituído por de (que vem do latim e significa parar, extrair, interromper) que se antepõe à palavra caedere (que significa cindir, cortar). Sendo assim, literalmente significa “parar de cortar” ou “deixar fluir” (Gomes L.; Gomes C.; Almeida, 2006).

Chiavenato (1997, p. 710) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de acção que a pessoa deverá seguir”.

Decidir é posicionar-se em relação ao futuro (Gomes L.; Gomes C.; Almeida, 2006).

Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), nada mais é do que a conversão das informações em acção, assim sendo, decisão é a acção tomada com base na apreciação de informações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.

As decisões são escolhas tomadas com base em propósitos, são acções orientadas para determinado objectivo e o alcance deste objectivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.

A decisão pode ser tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. Para toda acção existe uma recação e, portanto, são as reacções que são baseadas as decisões.

A decisão é mais do que a simples escolha entre alternativas, sendo necessário prever os efeitos futuros da escolha, considerando todos os reflexos possíveis que ela pode causar no momento presente e no futuro.

Modernamente entende-se que é impossível encontrar num processo de decisão a melhor alternativa o que faz com que sejam buscadas as alternativas satisfatórias, ou seja, na prática o que se busca é a alternativa que, mesmo não sendo a melhor, leve para o alcance do objectivo da decisão.

Elementos da Decisão

Segundo Chiavenato (1997), as decisões possuem fundamentalmente seis elementos: 

1. Tomador de decisão – pessoa que faz a selecção entre várias alternativas de actuação. 
2. Objectivos – propósito ou finalidade que o tomador de decisão almeja alcançar com sua acção. 
3. Preferências – critérios com juízo de valor do tomador de decisão que vai distinguir a escolha. 
4. Estratégia – direcção ou caminho que o tomador de decisão sugere para melhor atingir os objectivos e que depende dos recursos que se dispõe.
5. Situação: aspectos ambientais dos quais vela-se o tomador de decisão, muitos dos quais fora do controle, conhecimento ou compreensão e que afectam a opção.
6. Resultado: é a decorrência ou resultante de uma dada estratégia definida pelo decisor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Connection, I just can't make no connection

A minha festa dos 44 Não festejava o meu aniversário desde os 40, acho que a última vez foi quando fiz 39. Em depressão como é habito nesta época, o meu t1 de 38m2 encheu-se com todos os amigos de uma vida,  Da vida dos 39. Foram telefonando, foram aparecendo, quando dei conta tinha a casa cheia (o que não é difícil) foi a última vez. Este ano, fui jantar com amizades recentes, amizades que me têm dado muito, nestes últimos meses! A R. que se transformou na minha Sininho, marcou mesa num restaurante Françês, onde trabalha o seu namorado, o R. Fez-me um cheesecake  e cantou-se os Parabéns. A R. é a pessoa mais corajosa que conheço, chama-me de guerreira mas a guerreira é ela, por todos os motivos e mais alguns. Seu signo é Peixes, a minha lua! A A. que me faz declarações de amor sempre que pode, eternamente grata a mim, sem eu, ainda hoje, não perceber porquê! Diz que lhe salvei a vida, e eu não sei o que fiz! E eu sinto-me grata pela gratidão que ela me tem! Tem um coração de ouro