Avançar para o conteúdo principal

Decisão, Desejo e Acção


 

A decisão é, na verdade, o que de mais próprio concerne a excelência e é melhor do que as próprias acções no que respeita à avaliação dos carácteres humanos. A decisão parece, pois, ser voluntária. Decidir e agir voluntariamente não é, contudo, a mesma coisa, pois, a acção voluntária é um fenómeno mais abrangente. É por essa razão que ainda que tanto as crianças como os outros seres vivos possam participar na acção voluntária, não podem, contudo, participar na decisão. Também dizemos que as acções voluntárias dão-se subitamente, mas não assim de acordo com uma decisão.
Os que dizem que a decisão é um desejo, ou uma afecção, ou anseio, ou uma certa opinião, não parecem dizê-lo correctamente, porque os animais irracionais não tomam parte nela. Por outro lado, quem não tem autodomínio age cedendo ao desejo, e, desse modo, não age de acordo com uma decisão. Finalmente, quem tem autodomínio age, ao tomar uma decisão, mas não age, ao sentir um desejo.
Um desejo pode opor-se a uma decisão, mas já não poderá opor-se a um outro desejo. O desejo tem em vista o que é agradável e o que é desagradável. A decisão, contudo, não é feita em vista do desagradável nem do agradável.

Aristóteles, in 'Ética a Nicómaco'

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Connection, I just can't make no connection

A minha festa dos 44 Não festejava o meu aniversário desde os 40, acho que a última vez foi quando fiz 39. Em depressão como é habito nesta época, o meu t1 de 38m2 encheu-se com todos os amigos de uma vida,  Da vida dos 39. Foram telefonando, foram aparecendo, quando dei conta tinha a casa cheia (o que não é difícil) foi a última vez. Este ano, fui jantar com amizades recentes, amizades que me têm dado muito, nestes últimos meses! A R. que se transformou na minha Sininho, marcou mesa num restaurante Françês, onde trabalha o seu namorado, o R. Fez-me um cheesecake  e cantou-se os Parabéns. A R. é a pessoa mais corajosa que conheço, chama-me de guerreira mas a guerreira é ela, por todos os motivos e mais alguns. Seu signo é Peixes, a minha lua! A A. que me faz declarações de amor sempre que pode, eternamente grata a mim, sem eu, ainda hoje, não perceber porquê! Diz que lhe salvei a vida, e eu não sei o que fiz! E eu sinto-me grata pela gratidão que ela me tem! Tem um coração de ouro