Avançar para o conteúdo principal

Sentir, pensar e agir

"Podemos definir “sentimentos” como um conjunto de emoções e informações demonstradas pelos seres vivos durante sua vida. Sentimentos de forma genérica são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam. Como exemplo, podemos citar muitos sentimentos que nos cercam todos os dias, tais como amor, tristeza, medo, melancolia, saudades, felicidade, angústia, lucidez, paixão, ódio, repulsa, euforia, empatia, raiva e muitos outros.

Cabe a cada um de nós escolhermos a melhor forma de lidar com os diferentes sentimentos que nos acompanham. Os sentimentos podem ser escritos, ditos em voz alta e expressados das mais diferentes formas. Temos a opção de escolhermos a intensidade dos sentimentos, mas não possuímos a capacidade de nos tornarmos alheios a eles. Porém, cabe a nós exaltarmos e enaltecermos os sentimentos bons e positivos e ignorarmos os sentimentos negativos que escurecem nossa alma e cegam nossos olhos. Não vamos remoer sentimentos ruins, pois assim estaremos alimentando a escuridão em nosso coração.

Nossa convivência diária com cada um dos sentimentos que nos acompanham deve ser de tal forma que possamos estar sempre acima de todos eles para que com discernimento possamos filtrá-los de forma a guiar nossos passos em direcção às melhores escolhas e consequentemente em dirceção à luz da sabedoria e do conhecimento."

Sentir é uma ferramenta que pertence à alma e ao coração, já agir e pensar são armas eficazes de nossa consciência. Portanto, o ideal é encontrar o equilíbrio entre sentir, pensar e agir.

“Metade dos nossos erros na vida nascem do facto de sentirmos quando deveríamos pensar e pensarmos quando deveríamos sentir”. J. Collins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Connection, I just can't make no connection

I'm back Passaram-se  8 anos. Tenho 44 desde ontem. Muitas vezes pensei em escrever, mas expor-me tal como sou, sempre me deu pânico.  Quando iniciei este blog, era essa a minha intenção, mas o pânico apoderou-se de mim e preferi expor-me através das escrita dos outros. Procurei textos e autores onde me revia, onde me lia.  Hoje sinto-me diferente, sei mais quem sou, perdi alguns medos, ganhei coragem e tenho vindo a construir Amor, Amor Próprio.